quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Sistema Nervoso II

Como falamos no POST anterior o sistema nervoso recebe estímulos, interpreta-os e reage. Para isso os receptores devem estar integros e enviar os sinais para a parte central do sistema.
Comentaremos agora alguns aspectos dessas percepções dos estímulos que envolvem o movimento.

Receptores Sensoriais: 
Os receptores sensoriais fazem parte do sistema sensorial somático, responsável pelas diferentes experiências sensoriais captadas e interpretadas pelo nosso corpo. A função mais elementar dos receptores sensoriais é prover o SNC com informações sobre o estado interno de estruturas orgânicas e do ambiente externo. São eles que definem o que chamamos de sentidos (visão, audição,sensibilidade corporal, olfação, gustação). Porém um único receptor não é capaz de identificar sozinho os diferentes estímulos que nos bombardeiam a cada instante. Desta forma contamos com diferentes tipos receptores sensoriais, cada um com características próprias que permitem que ele "sinta" diferentes estímulos.
Podemos classificar os receptores sensoriais de acordo com a sua função (mecanoceptores, termoceptores, fotoceptores, quimioceptores e nociceptores). Além da classificação funcional, podemos também classificá-los de acordo com a sua localização anatômica: exteroceptor, interoceptor e proprioceptor (esta última classe é a que nos interessa no momento).

Proprioceptores:
Os proprioceptores são receptores que se localizam mais profundamente nos músculos, aponeuroses, tendões, ligamentos, articulações e no labirinto cuja função reflexa é locomotora ou postural. Podem gerar impulsos nervosos, conscientes ou inconscientes. Os primeiros atingem o córtex cerebral e permitem que, mesmo de olhos fechados, se tenha a percepção do próprio corpo, seus segmentos, da atividade muscular e do movimento das articulações. Sendo portanto responsáveis pelo sentido de posição e de movimento (cinestesia). Os impulsos nervosos proprioceptivos inconscientes não despertam nenhuma sensação; são utilizados pelo sistema nervoso central para regular a atividade muscular, através do reflexo miotático ou dos vários centros envolvidos com a atividade motora, como o cerebelo. Em resumo: Os proprioceptores são essenciais para informar ao nosso cérebro a noção de posição dos membros, e por sua vez, esta informação de posicionamento corporal é essencial para o controle dos movimentos.

Estes receptores desempenham, em simultâneo, a função de detectar todas as variações mecânicas e de enviar a informação recolhida ao sistema nervoso central. Para além dos proprioceptores, o aparelho vestibular e o sistema visual também fornecem importantes informações somato-sensoriais. Pode-se dizer, portanto, que a propriocepção é responsável pelo envio constante de informação sobre eventuais deslocamentos de segmentos no espaço auxiliando-nos nas diversas tarefas motoras. Apropriadamente, os proprioceptores estão localizados nos músculos (fusos musculares), tendões (órgãos tendinosos de Golgi) e nas cápsulas articulares (corpúsculos de Ruffini e Pacini).

Sistema Nervoso

O sistema nervoso humano, além de ser o centro de nossas emoções, controla as funções orgânicas do corpo e a interação deste com o ambiente, recebendo estímulos, interpretando-os e elaborando respostas a eles.

É composto pelo sistema nervoso central, e pelo sistema nervoso periférico: o primeiro, constituído de encéfalo e medula espinal, é responsável por processar informações. O segundo, com nervos, gânglios e terminações nervosas, se encarrega pela condução dessas informações pelo corpo.

O sistema nervoso tem um papel importante no movimento. O córtex motor, localizado nos lobos frontal e parietal do cortex cerebral, é a parte do sistema nervoso que controla o movimento. É a partir daqui que é transmitida a informação acerca do movimento para os músculos. Esta informação é transmitida por meio de impulsos nervosos que se propagam desde o córtex motor até aos músculos e indica se estes se devem contrair ou relaxar para se dar o movimento.




Pela figura podemos observar parte das comunicações neurais que ocorrem na origem/execução de um movimento voluntário. Cada porção do sistema possui papel fundamental e específica na qualidade do movimento. (Cordenação, Velocidade, Força, Direção ...)

O córtex atua como planejador, coordenador e originador da ordem para o movimento.

O cerebelo atua no equilibrio e na precisão do movimento. O cerebelo precisa aprender a seqüência de movimentos para que possa executar as correções por isso quando estamos aprendendo algum movimento novo logo no inicio erramos mais, mas a cada vês que executamos o movimento seja certo ou errado o cerebelo esta aprendendo e aprimorando cada vês mais as seqüências excitatórias e inibitórias que devem ocorrer nos músculos agonistas e antagonistas para que o movimento ocorra corretamente.

Os núcleos da base trabalham em associação com o córtex no controle dos padrões complexos de atividade motora, atuam na intensidade, na velociadade e na amplitude que o movimento vai ter.
Os núcleos da base utilizam a memória armazenada no encéfalo para ocorrência da ação motora; Exemplo: Ver uma aranha, lembrar que ela é perigosa e manter suas mãos longe dela.

Já o Tronco encefálico é responsável pelo controle da respiração, frequencia cardiaca, equilibrio/postura e movimentos dos olhos.

A Medula espinhal leva os estimulos elétricos para o sistema nervoso periférico, mas além disso ela é o centro dos arcos reflexos. Ela é subordinada ao cérebro, mas pode agir independente dele.


Como já foi citado acima o sistema nervoso periférico vai conduzir os estímulos até os músculos específicamente.