segunda-feira, 22 de agosto de 2011

SISTEMA ARTICULAR


As articulações são nada mais que o ponto de encontro entre dois ossos ou mais, sua principal função é possibilitar movimento.

Componentes:
Cartilagem; Superficie de contato, dimiui o atrito entre os ossos.
Ossos; Estruturas rígidas e resistentes.
Cápsula articular: (camada externa, fibrosa, resistente, fixa-se no perióstio dos ossos; camada interna, a membrana sinovial, com fibras elásticas, secreta sinóvia ou líquido sinovial).
Líquido sinovial: fluído viscoso, que reduz o atrito pela lubrificação das art. e o fornecimento de nutrientes para os condrócitos e a remoção de resíduos metabólicos no interior da cartilagem. Torna-se mais viscoso quando a art. está um tempo imóvel e menos quando está sendo utilizada. Ligamentos; Fornecem estabilidade as articulações.
Discos ou meniscos articulares; Absovem parte do impacto, amortecem.


CLASSIFICAÇÕES DAS ARTICULAÇÕES

Classificação em relação ao corpo:

Centrais: Coluna, ombro e quadril. Situam-se ao centro do corpo.
Intermediárias: Cotovelo e joelho. Situam-se entre as centrais e as distais.
Distais: Punho, tornozelo, falanges, metatarso e metacarpo.

Classificação Funcional:

O movimento das articulações depende, essencialmente da forma das superfícies que entram em contato e dos meios de união que podem limitá-lo. Na dependência destes fatores as articulações podem realizar movimentos de um, dois ou três eixos. Este é o critério adotado para classificá-las funcionalmente.

Articulação Monoaxial
Quando uma articulação realiza movimentos apenas em torno de um eixo (1 grau de liberdade). As articulações que só permitem a flexão e extensão, como a do cotovelo, são monoaxiais. Há duas variedades nas quais o movimento é uniaxial:

Gínglimo ou Articulação em Dobradiça: as superfícies articulares permitem movimento em um só plano. As articulações são mantidas por fortes ligamentos colaterais. Exemplos: Articulações interfalangeanas e articulação úmero-ulnar.

Trocóide ou Articulação em Pivô: Quando o movimento é exclusivamente de rotação. A articulação é formada por um processo em forma de pivô rodando dentro de um anel ou um anel sobre um pivô. Exemplos: Articulação rádio-ulnar proximal e atlanto-axial.

Articulação Biaxial
Quando uma articulação realiza movimentos em torno de dois eixos (2 graus de liberdade). As articulações que realizam extensão, flexão, adução e abdução, como a rádio-cárpica (articulação do punho) são biaxiais. Há duas variedades de articulações biaxiais:

Articulação Condilar: Nesse tipo de articulação, uma superfície articular ovóide ou condilar é recebida em uma cavidade elíptica de modo a permitir os movimentos de flexão e extensão, adução e abdução e circundução, ou seja, todos os movimentos articulares, menos rotação axial. Exemplo: Articulação do pulso.

Articulação Selar: Nestas articulações as faces ósseas são reciprocamente côncavo-convexas. Permitem os mesmos movimentos das articulações condilares. Exemplo: Carpometatársicas do polegar.

Articulação Triaxial
Quando uma articulação realiza movimentos em torno de três eixos (3 graus de liberdade). As articulações que além de flexão, extensão, abdução e adução, permitem também a rotação, são ditas triaxiais, cujos exemplos típicos são as articulações do ombro e do quadril. Há uma variedade onde o movimento é poliaxial, chamada articulação esferóide ou enartrose.

Articulação Esferóide ou Enartrose: É uma forma de articulação na qual o osso distal é capaz de movimentar-se em torno de vários eixos, que tem um centro comum. Exemplos: Articulações do quadril e ombro.


Classificação estrutural:

Articulações Fibrosas (Sinartroses)
Permitem pouco ou nenhum movimento. Existem 3 tipos: Suturas, Sindesmoses e asGonfoses.
Suturas:
Suturas dos ossos do crânio, onde existe uma fina camada de tecido conjuntivo fibroso denso; as margens são irregulares conferindo adesão adicional e evitando fraturas. Como é imóvel, é classificada como sinartrose.
Sindesmoses:
A art. distal entre a tíbia e a fíbula, é um exemplo, onde o espaço entre os ossos que se articulam e a quantidade de tecido conjuntivo denso já são maiores, e permitem um leve movimento, sendo classificada como uma anfiartrose.
Gonfoses:
É uma art. fibrosa, na qual um pino de forma cônica ajusta-se a um encaixe. Um exemplo são as art. das raízes dos dentes com encaixes dos processos alveolares das maxilas e da mandíbula. É classificada como uma sinartrose, ou seja, imóvel.

Articulações Cartilaginosas (Anfiartroses)
Permite pouco ou nenhum movimento, assim como a art. fibrosa. Aqui os ossos articulares estão conectados por fibrocartilagem ou cart. hialina.
Há dois tipos:
1 Sincondrose, onde o material de conexão é a cartilagem hialina. Um exemplo é a lâmina epifisal que une a epífise à diáfise de um osso longo em crescimento no sentido do crescimento. Funcionalmente é uma sinartrose, ou seja, imóvel. Quando o crescimento cessa, esta cart. hialina é substituída por osso.
2) Sínfise, onde as extremidades dos ossos articulantes são recobertas por cart. hialina, mas os ossos são conectados por um disco largo e plano de fibrocartilagem; funcionalmente é uma anfiarteose, ou seja, uma art. levemente móvel; exemplos: a sínfise púbica, no púbis entre os ossos do quadril e também as art. entre as vértebras.

Articulações Sinoviais (Diartroses)
A diferença é a presença de uma cavidade articular entre os ossos, portanto livremente móvel e são classificadas como diartroses. Os ossos são recobertos pela cartilagem epifisal, uma cart. hialina que reduz o atrito entre os ossos durante o movimento e ajuda a absorver os choques.
    Tipos de Articulações Sinoviais:
    1- Planas, onde as faces articulares dos ossos são planas ou levemente curvas; as art. dos ossos do carpo, do tarso, entre a clavícula e o esterno e a acrômio-clavicular. Permitem movimentos curtos entre os ossos.
    2- Gínglimo, onde a face convexa de um osso encaixa-se na face côncava de outro; as art. dos joelhos, cotovelos, tornozelos e entre as falanges são exemplos. Movimentos tipo dobradiça.
    3- Trocóideas, onde a art. se faz entre uma superfície pontiaguda ou arredondada de um osso com um anel formado parcialmente por outro osso e parcialmente por um ligamento; permite a rotação em torno de seu próprio eixo longitudinal. A art. atlanto-axial, entre o atlas e o axis, permitindo virar a cabeça de um lado para o outro, e as art. rádio-ulnares, permitindo virar as palmas das mãos para frente e para trás.
    4- Elipsóideas, onde a depressão oval convexa de um osso encaixa-se na depressão ova côncava de outro osso. As art. do punho e as metacarpo-falangeanas, do segundo ao quinto dedos. Permite movimentos para cima e para baixo e de um lado para outro.
    5- Selares, a face articular de um osso tem o formato de sela e a do outro encaixa-se na sela. Um exemplo, a art. entre o polegar (metacarpo) e o trapézio (osso do carpo).permite movimentos de um lado para outro e para cima e para baixo.
    6- Esferoídeas, onde face articular esférica encaixa-se em uma depressão semelhantede outro osso. Permitem movimentos em várias direções do corpo. As art. do ombro e do quadril são exemplos.

Sissarcoses "Falsas articulações"
Seriam a escápulo-toráxica e a patelo-femural.