segunda-feira, 22 de agosto de 2011

CONCEITOS BÁSICOS


Posição Anatômica

O corpo está numa postura ereta (em pé, posição ortostática ou bípede) com os membros superiores estendidos ao lado do tronco e as palmas das mãos voltadas para a frente. A cabeça e pés também estão apontados para frente e o olhar para o horizonte.

Posição Fundamental

É a mesma posição anatômica só que as palmas da mão "olham" para o corpo, ou seja antebraço está em posição neutra, entre prono e supino.

Aspectos Cinéticos e Cinemáticos do Movimento

Os aspectos cinéticos referem-se às forças que produzem o movimento, ou seja as contrações musculares e as forças externas.
Os aspectos cinemáticos baseiam-se na observação do tempo, espaço e de massa de um sistema. Podemos ainda sub-dividir em Artrocinemáticos e Osteocinemáticos, onde os primeiros são os movimentos das superfícies articulares e os osteocinemáticos seriam os movimentos dos ossos para articulação.
EXEMPLO: Na flexão do cotovelo pela análise artrocinemática a articulaçao funciona como dobradiça (gínglimo) e pela análise osteocinemática é a própria flexão. Já os aspectos cinéticos seriam as forças produzidas pelos músculos flexores do cotovelo e ainda a força externa (gravidade, elástico ...).

Planos e Eixos 

Eixo vertical ou longitudinal, reta direcionada da cabeça aos pés;
Eixo sagital ou ântero-posterior, reta diracionada do ventre ao dorso, passando pema cicatriz umbilical;
Eixo transversal, reta direcionada do lado direito ao lado esquerdo.
A "união" de dois desses eixos forma um plano. 

Existem três planos; Sagital, Frontal e Transversal.





 
Movimentos Articulares